fbpx

Conheça o processo tecnológico da Pintura Eletrostática

A pintura eletrostática é um dos métodos mais resistentes e modernos do mercado. Costuma-se usar este tipo de pintura em diversos metais, como aço e, no nosso caso, parte dos perfis e componentes de alumínio produzidos, na sua maioria destinados posteriormente para o uso na construção civil, como por exemplo, na fabricação de esquadrias como portas e janelas.

Na Alumiconte, o processo é realizado em diversas etapas, cada uma com importância ímpar para que todos os produtos tenham a melhor qualidade possível.

 

Como ocorre o processo da pintura eletrostática na Alumiconte

Após o processo de produção, os perfis e componentes que receberão este acabamento são direcionados para seus setores de pintura eletrostática.

O primeiro passo antes de realizar a pintura, é o pré-tratamento do alumínio, isto é, preparar o produto, retirar impurezas e possíveis contaminantes da superfície a ser pintada.

 

 

Finalizada esta etapa, os perfis e componentes são destinados para o enganchamento, onde são dispostos em dispositivos metálicos em posições que possibilitam a tinta faça a cobertura de todas as faces desejadas.

 

 

Na cabine é onde a mágica acontece, os produtos recebem a aplicação de uma camada de tinta em pó, esta por sua vez, é feita através de cargas elétricas para a fixação da tinta na superfície do alumínio, que posteriormente passam pela estufa a uma temperatura aproximada de 200°C, onde ficam o tempo necessário para ocorrer o processo de cura da tinta.

Durante todo o processo, diversos testes de qualidade são realizados para manter o padrão, analisando a resistência mecânica, corrosão e espessura da pintura aplicada.

 

 

Benefícios da pintura eletrostática

Uma das grandes vantagens da pintura eletrostática é a sua resistência à abrasão e corrosão, resistência aos efeitos da exposição a intempéries (raios solares, calor, frio, umidade…) e, em certas circunstâncias resistência a impactos.

A perfeição do acabamento é outro aspecto incrível deste tipo de pintura, pois garante uma cobertura uniforme, sem manchas ou bolhas, proporcionando uma superfície fácil de higienizar.

 

 

Além disso, por ser uma tinta à base de pó, ou seja, por não possuir solvente, minimiza muito os possíveis danos ao meio ambiente.

Aqui na Alumiconte, o nosso compromisso é levar até você produtos de qualidade excepcional, sendo que a pintura eletrostática em nossos perfis e componentes é um dos métodos que fazem com que isso seja possível.

 

Giorgiana Dugno e Sidinei Vicari

Alumiconte

Receba notícias,
últimos lançamentos,e tudo sobre a
Alumiconte.