fbpx

Como conservar componentes e esquadrias de alumínio

Apesar da excelente durabilidade do alumínio, componentes, perfis e esquadrias exigem cuidado para manter sua aparência e integridade por um espaço de tempo mais prolongado. É bem verdade que a sua janela, porta ou puxador de alumínio pode durar uma vida inteira, mas é claro, essa possibilidade demanda atenção aos detalhes.

Como fazer a manutenção de esquadrias de alumínio? Existe algum produto especial para isso?

A Alumiconte explica tudo aqui para você.

Remover sujeira
Quando você derrama algum líquido e suja uma porta ou janela de alumínio, a melhor solução para limpar é simples e, provavelmente, já está na sua cozinha à disposição. O nome deste ingrediente secreto para a remoção de qualquer sujeira no alumínio é o detergente.

Para fazer a limpeza é fácil: molhe uma esponja comum, insira 2 gotinhas de detergente neutro e esfregue a superfície do alumínio até a sujeira sair. É claro, cuidando sempre para utilizar uma esponja lisa e que não comprometa o acabamento da peça.

Lubrificar
A graxa e o óleo são produtos que não devem ser usados nas articulações e roldanas, isso porque estes produtos podem contar ácidos forte e outros aditivos que entram em conflito com os materiais utilizados na fabricação das esquadrias, proporcionando manchas na superfície. Por isso, sempre que desejar lubrificar os componentes da sua porta ou janela, utilize a vaselina.

Pintar
Pintar paredes e regiões próximas às esquadrias pode danificar a coloração da peça. Dessa forma, antes de executar qualquer tipo de pintura é necessário proteger as esquadrias com fitas adesivas de PVC. Evite utilizar fitas “crepe”, pois esse tipo de fita costuma manchar a esquadria quando permanece em contato prolongado com a peça. Se for utilizá-la, o indicado é remover a fita logo após o encerramento da pintura.

No caso de contato da tinta com a esquadria, é fundamental fazer a limpeza imediatamente enquanto a tinta está fresca, fazendo uso de uma pano seco e outro umedecido em água e detergente neutro.

Continue acompanhando nosso blog e receba muitas outras dicas e curiosidades sobre o alumínio.

Receba notícias,
últimos lançamentos,e tudo sobre a
Alumiconte.