fbpx

O processo de extrusão de alumínio e suas vantagens

Extrusões de alumínio são populares em todo o mundo desde que o metal se tornou amplamente disponível. O processo geralmente é utilizado para a fabricação de perfis de alumínio, que podem ter os mais diversos usos e formatos, desde esquadrias até móveis.

No blog de hoje, vamos explorar um pouco mais este assunto e suas vantagens para as mais diversas indústrias. Vamos lá?

 

A primeira questão que você precisa saber é: o processo de extrusão oferece maior variedade de geometrias e permite o uso de diferentes ligas de alumínio, o que facilita o preenchimento de certos requisitos técnicos, como condutividade elétrica, propriedade mecânica e acabamento superficial.

O perfil extrudado (combinado com liga e têmpera de alumínio) permite qualquer tipo de processo que envolva conformação plástica (por exemplo: dobra, forjamento e trefilação), remoção de material (no caso de usinagem e estampagem) e acabamento (anodização e pintura).

Em qualquer processo de extrusão, há duas formas de executar o trabalho, que dependem do grau de deformação que um material suporta até o momento de sua ruptura (ductilidade).

 

Extrusão em alta temperatura.

 

No caso do alumínio, este é o método utilizado para manipular o metal. O fenômeno é parecido com o funcionamento de uma seringa de injeção, em que o tarugo de alumínio é submetido à alta temperatura e é pressionado até um molde (matriz), pela qual sai, ganhando o formato desejado. Depois desta etapa, ele se torna uma peça sólida, podendo ser cortado da forma desejada.

Fonte: Abralco

 

 

Variedades e usabilidade.

 

Aqui na Alumiconte, produzimos perfis de até 60 metros de comprimento, nos mais diversos formatos, que posteriormente são cortados e enviados ao cliente em barras de 6 metros. Cada cliente, posteriormente, corta cada perfil nos tamanhos de acordo com sua necessidade de aplicação.

 

 

Na Alumiconte, os perfis produzidos se destinam para dois grandes mercados: indústria moveleira e construção civil. Sua fabricação e demanda segue conforme ordem de solicitação do cliente.

 

As variedades de modelos são muitas! Principalmente quando falamos da indústria moveleira, onde há uma grande quantidade de produtos exclusivos, desenvolvidos de acordo com o design de cada coleção de móveis do cliente. Já os perfis para produção de esquadrias (construção civil) têm como objetivo, na maior parte dos casos, atender linhas já existentes no mercado, com segurança e qualidade.

 

Vantagens de se utilizar alumínio.

Por ser bastante disponível no mercado, o alumínio proporciona várias vantagens:

1. Produtos de alumínio possuem vida mais longa do que itens feitos de aço ou plástico. Além disso, a extrusão serve como uma solução mais ecológica e econômica (e é 100% reciclável).

2. Sendo um metal, é leve, tem boa resistência e pode ser utilizado para a condutividade térmica e elétrica.

3. O alumínio é também super flexível em termos de formas e tamanhos. Pode adaptar-se a altas temperaturas e por isso é preferido como matéria-prima na produção de utensílios domésticos.

4. Resistente à corrosão: uma qualidade valiosa para a fabricação de esquadrias, garantindo vida útil à portas e janelas quando comparadas à esquadrias de ferro ou madeira, por exemplo.

 

Lucas J. Mezadri
Coordenador de Engenharia

Receba notícias,
últimos lançamentos,e tudo sobre a
Alumiconte.