Implementando as certificações ISO 9001 e ISO 14001

Publicado por: Alumiconte - Em: 12 de fevereiro de 2021

Implementando as certificações ISO 9001 e ISO 14001

Fazer da Alumiconte uma empresa de excelência é um dos desafios deste ano. Um grande passo nesta direção foi dado no último dia 11 com o início da implementação das normas para alcançar as certificações internacionais ISO 9001 e ISO 14001.

O sistema ISO de certificação foi criado na década de 80 pelo International Organization for Standardization, por isso a sigla “ISO”. A entidade, que fica em Genebra, na Suíça, criou modelos e normas de padronização que podem ser aplicadas a empresas, produtos e serviços e hoje é um dos reconhecimentos mais importantes para dar credibilidade, otimizar processos e garantir destaque no mercado a marcas e empresas em 162 países.

A primeira etapa a ser realizada aqui na Alumiconte nesta semana é o diagnóstico dos processos e práticas da empresa, que será feito pelos consultores Silvia Ben Olivo e Paulo César Uberti Pereira, da Horus Consultoria. Depois de avaliar o funcionamento atual da empresa, os consultores irão auxiliar na adaptação dos processos para que se adequem às normas exigidas pela certificação.

Apesar de muito popular, nem todos sabem o que cada uma destas certificações significa. Por isso vou explicar de forma resumida:

ISO 9001 – É um sistema de gestão de qualidade que visa melhorar a gestão do negócio, aumentar a satisfação dos clientes e melhorar os resultados, tornando a empresa mais competitiva. Diz respeito aos processos, garantindo que eles sejam eficientes, eficazes e ágeis para satisfazer nossos clientes e alcançarmos nossos objetivos.

ISO 14001 – Trata-se de um sistema de gestão ambiental que auxilia a empresa a sistematizar a proteção ao meio ambiente, desenvolvendo práticas sustentáveis para o seu negócio.

A conquista dos ISO 9001 e ISO 14001 faz parte da estratégia de crescimento da Alumiconte. Na prática, obter estes dois certificados significa que a empresa segue protocolos internacionais no seu funcionamento, que levam em conta a gestão da qualidade de seus produtos e o cuidado com o meio ambiente na sua produção.

Acreditamos que este é um momento de extrema importância, um marco em mais um capítulo da história de sucesso da Alumiconte.

Marcelo Moreto
Diretor Executivo