A versatilidade do Alumínio na Construção Civil

Publicado por: Alumiconte - Em: 25 de novembro de 2020

A versatilidade do Alumínio na Construção Civil

“O alumínio na construção civil é sinônimo de beleza, longevidade, modernidade e inteligência construtiva.” – Associação Brasileira do Alumínio
O alumínio possui grande destaque na construção civil por ser um material leve e, ao mesmo tempo, resistente à corrosão. Com essas propriedades, ele se torna extremamente funcional e dinâmico. Inclusive, em comparação com o aço, por exemplo, o alumínio se destaca pela sua versatilidade. O metal torna-se ainda mais interessante quando consideramos que os designs projetados com ele podem ser fabricados em escala industrial. Sua funcionalidade permite aplicações ágeis e multissetoriais.
Além dessas qualidades, ele é um material que transmite caráter moderno às construções, dando um toque de sofisticação. Suas características estéticas transmitem uma aparência mais “clean”, contemporânea e inovadora. Duráveis e resistentes às intempéries, os produtos de alumínio têm vida média acima de 40 anos (quando conservados adequadamente) e proporcionam um excelente acabamento – pintado ou anodizado.
Por ser um material reciclável, o alumínio é muito utilizado em “green buildings”, contribuindo para a sustentabilidade, além de trazer vantagens em ecoeficiência, proporcionando excelente isolamento térmico e conforto acústico quando aliado a outros materiais.
A versatilidade do alumínio é traduzida em suas mais diversas aplicações como esquadrias de alumínio, painéis de revestimento, estruturas para coberturas e fechamentos laterais, divisórias, forros, andaimes, entre tantas outras opções. Um bom exemplo da eficiência e polivalência do alumínio pode ser observado em sua aplicação na construção de hospitais de campanha durante a pandemia. Devido à sua funcionalidade, leveza, agilidade em transporte e armazenamento e resistência à corrosão, ele tem sido amplamente utilizado.
Em resumo, o alumínio permite uma diversidades de formatos, designs, e utilizações nos mais variados setores. É um metal que permite produção em grande escala, sem agredir o meio ambiente. E ainda proporciona durabilidade com acabamento estético moderno.
A Alumiconte conta com amplo portfólio de Componentes, Perfis e Persianas em alumínio para esquadrias,  dispondo de processo próprio de anodização e pintura eletrostática que garantem ótimo acabamento aos produtos. Seguindo rigorosas normas de qualidade e com uma equipe empenhada em fazer sempre o melhor, atuamos em parceria com nossos clientes a fim de tornar realidade suas grandes ideias.

Por Lucas J. Mezadri
Coordenador de Engenharia